No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões, após o câncer de pele não melanoma. As taxas são mais elevadas nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) e a menor é observada na região Norte.
O autoexame é importante, mas sozinho não é suficiente para reduzir a mortalidade pelo câncer de mama. A razão disso é que dificilmente é possível encontrar nódulos realmente iniciais no autoexame, ou seja, menores do que 1 centímetro.
Em geral, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.
Apesar deste ser o câncer mais comum entre as mulheres, ainda há muitas dúvidas.
Aproveite para esclarecer algumas agora:
1 –Quem menstrua cedo ou tem filhos tarde tem mais chance de ter câncer de mama?
Verdade. Mulheres que começam a menstruar com pouca idade ou têm filhos depois dos 30 anos menstruam mais vezes ao longo da vida, ficando mais tempo expostas ao hormônio estrogênio.
2 – Desodorante causa câncer de mama?
Mito. O desodorante antitranspirante atua nas glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor. E o câncer de mama se desenvolve nas células mamárias.
3 – Tenho histórico familiar de câncer de mama, por isso corro mais riscos?
Verdade. O fator genético influencia bastante na possibilidade de ter câncer. Se você tem mãe, irmã ou filha com câncer de mama, o seu risco de ter também aumenta em 80%, por isso faça exames regularmente.
4 – Próteses de silicone podem dar câncer de mama?
Mito. Não há nenhuma relação entre as próteses de silicone e a produção de células cancerígenas
5– Se eu descobrir que estou com câncer terei que retirar a mama?
Mito. Com os avanços na medicina, a prática de retirada das mamas por completo só é utilizada em casos extremos. Hoje as cirurgias retiram apenas o necessário, conservando a maior parte do seio da paciente.
E você, sabe como está a saúde das suas mamas? Procure um especialista e faça a mamografia (raios-X das mamas), exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas.
Comments