top of page
Buscar
r2ponto

Novembro Azul - Importância da conscientização do exame de Próstata

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é a neoplasia que mais atinge a saúde dos homens, assim como o câncer de pele não-melanoma.


No Brasil, a cada 38 minutos um homem morre pela doença e, ainda segundo o instituto, os casos passam de 13 mil ao ano. A única forma de garantir um envelhecimento saudável é associando um estilo de vida adequado com visitas regulares ao médico, em especial ao urologista.





Em consulta rotineira, o paciente é avaliado pelo urologista, que além do exame do toque retal, solicita a dosagem do PSA (antígeno prostático específico), que é feita no sangue e, em conjunto com o exame físico, auxilia na suspeita de doença.


Rotineiramente, pode ser solicitada a ultrassonografia da próstata para avaliação do seu volume, bem como pesquisa de causas relacionadas a síndrome do trato urinário inferior.

Nos casos indicados, onde haja uma suspeita de câncer, pode ser solicitada também uma biópsia transretal da próstata, para confirmação de diagnóstico.


A ressonância magnética pode ser outra ferramenta de imagem para avaliação de formações nodulares, bem como estadiamento de câncer de próstata já confirmado por biópsia.

Por medo, preconceito ou insegurança, muitos homens deixam de fazer o Exame de Toque Retal com um urologista especialista e acabam não recebendo o diagnóstico correto. Ao fazer o exame do toque, o urologista consegue, de modo mais eficaz, sentir a consistência da próstata e identificar a presença de formações nodulares no órgão, que são sinais sugestivos de câncer, antes de ocorrer alteração do PSA.

Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura. É indicado que seja feito anualmente, a partir dos 40 anos. Caso exista histórico familiar, o acompanhamento pode começar mais cedo e com intervalos menores.


35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page